Tradutor (Translate)

JESUS MORREU PARA QUE VOCÊ TENHA VIDA, E VIDA EM ABUNDÂNCIA! NÃO IGNORE ISSO!
SORRIA! VOCÊ ESTÁ SENDO ABENÇOADO!
Google-Translate-ChineseGoogle-Translate-Portuguese to FrenchGoogle-Translate-Portuguese to GermanGoogle-Translate-Portuguese to ItalianGoogle-Translate-Portuguese to JapaneseGoogle-Translate-Portuguese to EnglishGoogle-Translate-Portuguese to RussianGoogle-Translate-Portuguese to Spanish

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

TOCANDO AS VESTES DO MESTRE

  Uma das passagens mais fabulosas que eu já li na Bíblia é a história da mulher com fluxo de sangue. Mateus, Marcos e Lucas registram esta passagem. Gostaria de me ater ao que Marcos descreve. No capítulo 5 a partir do verso 21 lemos que Jairo um príncipe da sinagoga pede que Jesus vá ter com sua filha que está enferma (Mateus afirma que tal falecera). O estado da filha de Jairo possivelmente era mui grave ao que Jesus dirige-se à residência do pai aflito.

Dado à crescente popularidade de Jesus, Marcos relata que muitos estavam em volta dele, a ponto de dizer “e seguia-o uma grande multidão, que o apertava” (v. 24). Se você já foi a um show de uma banda famosa ou entrou em um ônibus em horário de pico sabe o que é ser apertado pela multidão. Penso que apesar disso os apóstolos tentassem fazer um ineficaz cordão de isolamento para que o Salvador pudesse andar até a casa de Jairo. Em meio a esse “tumulto” Jesus pergunta; “Quem tocou minhas vestes?” (v. 30). Pedro com sua característica peculiar responde: “Mestre a multidão te aperta e te oprime, e dizes: ‘Quem é que me tocou?’” (Lucas 8:45). Jesus é enfático ao afirmar que alguém o tocara e depara-se com uma mulher, possivelmente autora do fato.

Gostaria de falar um pouquinho dessa mulher que com fé tremenda disse: “Se tão somente tocar nas suas vestes, sararei” (Marcos 5: 28). Podemos saber de algumas coisas mesmo que os evangelhos de Mateus, Marcos e Lucas destinem apenas poucos versículos para falar dela. No versículo 25 do capítulo 5 de Marcos lemos que a mulher estava enferma a doze anos com um fluxo de sangue. A Bíblia não deixa claro qual a doença, possivelmente de ordem ginecológica, mas o que digo não é uma afirmação. O fato é que se um ser humano a doze anos perde sangue de alguma maneira, possivelmente sofra com as conseqüências disso. A anemia é uma doença em que há diminuição dos níveis de hemoglobina na circulação. A principal função da hemoglobina, uma proteína presente nas hemácias, é o transporte de oxigênio dos pulmões para os tecidos. Entre outros sintomas podemos perceber palidez de pele, fraqueza, tonturas, desmaios, dores nas pernas e falta de ar. Pense por um instante no dia em que esteve gripado a ponto de não conseguir sair da cama, como a indisposição física te atrapalhou. Em dias assim sair da cama é um martírio, estar em aglomerações algo que não nos passa pela cabeça. Possivelmente esta mulher estivesse em situação bem semelhante por conta da doença. Some tal quadro clínico a um viver sem bens matérias (é dito que ela gastara todos os seus haveres com médicos que não resolveram seu problema) e podemos imaginar uma mulher em um estado difícil, quiçá com poucas refeições no dia. Doente, sem condições de higiene e com fome, que situação complicada.

A leitura reflete ainda que a mulher imunda conforme preconizava a Lei Judaica (Levítico 15:25). Portanto era tratada a margem da sociedade. Muito provavelmente como os leprosos.
Meus amigos esta bela história nos leva a reflexões profundas. O que faz uma mulher que ouve falar de um homem que cura colocar-se sobre pernas trêmulas e ir à sua direção? O que faz uma mulher marginalizada buscar o toque nas vestes de um que se dizia o Salvador? A resposta é simples. Fé!!!

O apóstolo Paulo diz que “a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se vêem.” (Hebreus 11:1). É fantástico quando podemos ver exemplos práticos dentro das escrituras dando conta de algo dito por um apóstolo. O comportamento da mulher demonstra uma fé genuína, ela esperava pela cura mesmo sem nem saber quem era de fato Jesus.

As reflexões continuam. Pense por um instante em todas as “enfermidades” que temos em nossas vidas. Quantos de nós esperamos o milagre acontecer, mas não fazemos nada para que ele realmente aconteça. Digo isso, pois a fé precede todo milagre. Foi a fé da mulher que a fez tomar uma atitude em relação à sua enfermidade. Pense que ela já tinha feito de tudo, ido aos especialistas, mas nada funcionou, ao contrário piorou. Mas, ao ouvir falar de Jesus a fé, que é um princípio de poder, a fez caminhar até Ele, assim como Pedro andou sobre a água. O que digo aqui é que para Deus agir precisamos deixar que Ele o faça e colaborar através de atitudes positivas. Que possamos deixar de lado nossa síndrome de derrotados (ou soberbos) e ir na direção do Mestre. Ele te conhece e sabe teu nome, por isso, sabe qual a tua enfermidade e sabe qual a tua aflição.

Algo singular aconteceu ao clamor de Jesus na multidão. A mulher sabia que estava curada (Marcos 5:29) e poderia ter ido embora. Lembre, apesar de saber que estava curada, o povo em volta não sabia, portanto a segregação pela “imundice” deveria permanecer. Pense ainda sobre os discípulos inexperientes achando que o Mestre “reclamava” de ter sido tocado. Imagine a cena de Pedro com cara de zangado olhando para a mulher, que com coragem, foi a frente, ainda que “atemorizada e tremendo, cônscia do que nela se operara, veio, prostrou-se diante de [Cristo] e declarou-lhe toda a verdade” (Marcos 5:33). Ela poderia ter ido embora calada, mas não, colocou-se aos pés de Jesus e agradeceu. Quantos de nós vivemos milagres particulares todos os dias e não agradecemos a Deus da forma que deveríamos? Por vezes são bênçãos que nos caem no colo sem que imaginemos. Muitas vezes olhamos para estes pequenos milagres como fruto da força de nosso braço. Só que muito do que temos é fruto da misericórdia de um Pai tão amoroso que em detrimento a nossa “imundice” quer muito nos abençoar. Agradeça a Ele no escuro do teu quarto, na palavra dirigida aos teus pares, na música que sair de teus lábios e no íntimo de teu coração. Tenha a coragem de viver uma vida tal que reflita o amor e as bênçãos que Ele derrama sobre ti.

Não sabemos o nome da mulher. Gosto de chamá-la de mulher de fé, mulher de ação ou mulher de coragem. Chame ela do que quiser e lembre sempre do grande exemplo deixado. Nunca esqueça que o Pai através de Jesus pode te ajudar em todos os momentos de tua vida e saibas que assim como dito à mulher, tu também podes ouvir: “Filha (o), a tua fé te salvou; vai em paz, [já] és curada (o) deste mal”.

Nota: Retirado do Blog "O Vento Sopra a Direção"... Todos os direitos reservados. 

Deus vos abençoe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...